Relações inter-pessoais

Relações inter-pessoais

Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico está em vigor. No entanto, ainda tenho algumas dificuldades em cumprir todos os preceitos. A partir de 17 de Abril, vou tentar escrever de forma adequada às novas regras. Vou tentar!!

sábado, 12 de março de 2011

O que é um portfólio?

O portfólio insere-se numa perspectiva construtivista em que o aluno detém um papel decisivo na sua aprendizagem. As tarefas adquirem significado para os aprendentes e motivam-no na sua reflexão e avaliação. A aprendizagem constitui um processo dinâmico e aberto que decorre, segundo Ana Veiga Simão (2005), em três fases: fase prévia, controlo volitivo (durante o esforço aprendizagem) e auto-reflexão.
Rovira (2000) concebe o  portfólio como um produto acabado, como uma recompilação planeada das realizações do estudante.
Paulson, Paulson e Meyer (1991) consideram que o portefólio é um laboratório onde os estudantes constroem significados a partir da experiência acumulada. Os portefólios são as histórias dos estudantes, do que eles sabem, porque acham que têm esse conhecimento, e porque outros deverão ser da mesma opinião. Um portefólio é a opinião baseada em factos.
Para Silvério (2006), o portefólio dá a conhecer o seu autor, as aprendizagens realizadas e as competências desenvolvidas, proporcionando uma visão pormenorizada do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo, afectivo e moral.

Sem comentários:

Enviar um comentário