Relações inter-pessoais

Relações inter-pessoais

Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico está em vigor. No entanto, ainda tenho algumas dificuldades em cumprir todos os preceitos. A partir de 17 de Abril, vou tentar escrever de forma adequada às novas regras. Vou tentar!!

domingo, 27 de março de 2011

Relações inter-pessoais - interdependência, aceitação e solidariedade

De acordo com Del Prette, & Del Prette, (2007, p. 217), “as relações saudáveis entre pessoas e grupos sociais envolvem três elementos fundamentais: interdependência, aceitação e solidariedade”. A interdependência é um conceito social associado ao instinto gregário e à desejabilidade social (idem) e é vista como condição natural para a vida social. A interdependência é intrínseca às relações sociais, uma vez que cada pessoa estabelece «uma rede de conexões» em «dependência recíproca» com outras pessoas.
“A aceitação se traduz pela firme disposição de reconhecer o outro como ele é, respeitando as diferenças percebidas (…)”(Del Prette, & Del Prette, 2007, p. 219). Estes autores destacam que a “aceitação predispõe para olhar e ouvir” (idem), realçando a importância da reciprocidade da aceitação nas relações humanas, defendem, também, que cada indivíduo deve “praticar a sua cultura e ter os seus valores, divulgando-os e defendendo-os” (ibidem).
Del Pettre e Del Petrre (2007) encaram a solidariedade como “uma disposição permanente para a ajuda” (p. 220). A solidariedade relaciona-se, assim, com a disponibilidade para ajudar os outros, beneficiando o próprio com essa situação. Estes autores consideram a solidariedade decorrente da interdependência e da aceitação.
Del Prette, A & Del Prette, Z. (2007). Psicologia das Relações Interpessoais (6.ª ed.). Petrópolis: Editora Vozes, pp. 212-221.

Sem comentários:

Enviar um comentário