Relações inter-pessoais

Relações inter-pessoais

Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico está em vigor. No entanto, ainda tenho algumas dificuldades em cumprir todos os preceitos. A partir de 17 de Abril, vou tentar escrever de forma adequada às novas regras. Vou tentar!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

As relações interpessoais - Observações

As relações interpessoais fazem parte do dia-a-dia do ser humano. As escolas são frequentadas por alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, bem como por outros membros da comunidade, embora de forma menos consistente. Os diversos actores inter-relacionam-se: alunos/alunos, professores/professores, professores/alunos,… Assim, podemos observar inúmeras relações interpessoais.
Ao longo de alguns dias observei e reflecti sobre as relações que se estabelecem entre os «habitantes das escolas» (expressão utilizada por Costa e Matos, 2007) do agrupamento onde exerço funções. A aceitação é fundamental para que o regular funcionamento do «edifício educativo». Assim, verifiquei que a aceitação está presente no quotidiano das escolas. Na maior parte das situações, os professores aceitam os alunos nas suas diferenças; os alunos aceitam os professores; os alunos aceitam os colegas,… Só assim, é possível a convivência entre todos. Uma forma de aceitação, que também pode ser observada é a popularidade de que alguns alunos gozam. Estes alunos são populares pelas suas características pessoais que evidenciam.
Encaro a aceitação como essencial para o funcionamento da escola. No entanto, num patamar superior temos a reciprocidade nas relações interpessoais que se estabelecem entre os diversos actores. A reciprocidade relaciona-se com as trocas, com a cooperação que dois ou mais indivíduos estabelecem entre si. Pude observar relações de reciprocidade quando os alunos se apoiam nas suas dificuldades, os professores trocam experiências e materiais. A reciprocidade nas relações é meio caminho andado para que estas sejam consistentes e duradouras. A reciprocidade é dar e receber, sem que isso seja imposto, mas de forma espontânea e natural.
A interdependência surge como uma forma de relacionamento em que os indivíduos partilham um mesmo objectivo e se unem, por missão ou por visão, em tarefas comuns. Numa relação de interdependência, cada indivíduo tem um papel importante a desenvolver em prol dos objectivos do grupo. Na escola, as actividades colaborativas implicam interdependência. Pude observar situações de interdependência, na realização de trabalhos de grupo de alunos; na realização da feira do livro (com a colaboração de professores, alunos e funcionários em que cada um teve uma tarefa a desenvolver num tempo específico); no laboratório de formação em que vários docentes, em equipa, se empenharamm na concretização dos objectivos do plano de formação do agrupamento; nas reuniões entre encarregados de educação e directores de turma para resolver problemas ocorridos com os educandos.
A rejeição pode ser vista como a não-aceitação do outro e ocorre por diversos motivos: diferenças culturais, físicas, intelectuais,… No entanto, a rejeição começa, muitas vezes, no próprio indivíduo que tem dificuldade em se relacionar com os outros. As situações de rejeição observadas foram raras. Pude observar uma aluna, que se isola e a isolam, com bastante frequência. Um aluno apresentou uma atitude de rejeição perante as actividades propostas pela professora, recusando-se a cumprir as tarefas que estavam previstas, pondo em causa o desenvolvimento da aula. Tal situação implicou a rejeição da professora que aplicou o procedimento disciplinar de exclusão da sala de aula.

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