Relações inter-pessoais

Relações inter-pessoais

Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico está em vigor. No entanto, ainda tenho algumas dificuldades em cumprir todos os preceitos. A partir de 17 de Abril, vou tentar escrever de forma adequada às novas regras. Vou tentar!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

As tutorias na escola

Embora possamos projetar o futuro e perspetivar uma Escola diferente, temos, enquanto professores, uma tarefa educativa a cumprir, que contribua para o desenvolvimento de todos e de cada um dos alunos que frequentam a instituição educativa.
Como já referi anteriormente, a diversidade dos alunos torna necessária a adequação de estratégias individuais para que alguns alunos consigam aproveitar o tempo que passam na escola. Uma das estratégias que tem sido utilizada com algum sucesso é a tutoria. No Código Civil, o tutor é o substituto dos pais. Por norma, os pais educam, orientam, dão apoio aos filhos. Na Escola, esse papel cabe, essencialmente, aos professores. De algum modo, tendo em conta o perfil de desempenho do professor definido pelos normativos legais, os professores deveriam ser capazes de desenvolver uma ação tutorial com os seus alunos. Este papel tem sido especialmente assumido pelo professor titular de turma e pelo diretor de turma. Se no primeiro ciclo, a relação de proximidade diária permite ao professor uma ação tutorial mais eficaz, nos restantes ciclos, o diretor de turma tem a seu cargo inúmeras tarefas administrativas, de coordenação do trabalho da turma, de atendimento a alunos e encarregados de educação, etc.. Para essa tarefa complexa são-lhe atribuídos, na maior parte das escolas, dois escassos tempos letivos. Assim, torna-se muitas vezes necessária a intervenção de outros recursos humanos. A figura de professor tutor pode, assim, responder à necessidade das escolas e dos alunos. Alguns alunos pelas suas diferenças culturais, étnicas, intelectuais,… precisam de um acompanhamento, de uma orientação mais próxima. Para que uma tutoria possa resultar, é necessário que tanto tutor, como  tutorando a aceitem.

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