Relações inter-pessoais

Relações inter-pessoais

Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico está em vigor. No entanto, ainda tenho algumas dificuldades em cumprir todos os preceitos. A partir de 17 de Abril, vou tentar escrever de forma adequada às novas regras. Vou tentar!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

O professor tutor


A tarefa do professor tutor junto dos tutorandos é complexa e abrange diversas áreas de intervenção. A sua ação consiste em primeiro lugar em garantir uma relação de proximidade e aceitação por parte do aluno. Só conseguindo a confiança do tutorando é possível partir para uma intervenção bem sucedida. Entre outras funções, o professor tutor deve:
  • Acompanhar os alunos na vida escolar;
  • Conhecer as necessidades e interesses dos tutorandos;
  • Ajudar na construção do seu projeto de vida;
  • Contribuir para a realização pessoal dos tutorandos;
  • Melhorar a convivência social;
  • Melhorar a autoestima;
  • Combater o abandono escolar;
  • Diminuir o insucesso escolar;
O papel do professor tutor tem, assim, uma grande abrangência. A sua capacidade de diálogo e a sua assertividade são características fundamentais para conseguir alcançar os objetivos propostos. É muito importante que o professor tutor consiga conhecer e compreender as opiniões do tutorando e, numa relação mais simétrica, orientá-lo. Usando a metáfora da carruagem de Coelho (2003), trata-se de “transportar um indivíduo de um ponto de partida para o destino desejado (Azevedo e Nascimento, 2007, p. 102).

Ramirez, M; Flores, O. e Pajarito, E. (s/d). Un acercamiento a la orientación y tutoría en secundaria: La opinión de los estudiantes. Dirección de Actualización y Superación del Magisterio en Jalisco.

Azevedo, N. e Nascimento, A. (2007). Modelo de tutoria: Construção dialógica de sentido(s). Interações, n.º. 7, PP. 97-115.

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