Relações inter-pessoais

Relações inter-pessoais

Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico está em vigor. No entanto, ainda tenho algumas dificuldades em cumprir todos os preceitos. A partir de 17 de Abril, vou tentar escrever de forma adequada às novas regras. Vou tentar!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Escola atual

“A organização escolar vê-se compelida a responder aos desafios que lhe são colocados no sentido de se confrontar com uma população cada vez mais heterogénea, fruto das mudanças inerentes ao mundo atual” (Ribeiro et al., 2010, p. 163).

De facto, a diversidade existente na escola atual implica que as estratégias ultrapassem largamente o tradicional contexto de sala de aula e consequente relação unidirecional professor-aluno. Atualmente, a escola não se pode resumir ao ensino, os alunos têm que ser implicados na sua aprendizagem. A motivação para a aprendizagem apesar de ser, muitas vezes, intrínseca ao aluno, tem, em muitas outras, de ser trabalhada através de estratégias dinâmicas. Muitos alunos não veem per si a escola como importante para as suas vidas. Veem-na, antes, como um local onde, por força da organização social vigente, têm que passar grandes períodos de tempo. A escola parece não lhes oferecer aquilo de que eles necessitam e o que esta lhes ensina não é assumido como necessário.
Estes alunos devem fazer a Escola  pensar e, como organização aprendente que deve ser,  retirar ilações e adequar os seus procedimentos. Pode atuar de duas formas: se identifica que o problema está nos alunos, toda a estratégia se centrará na modificação do seu comportamento; se reconhece que a forma como exerce a sua função educativa está errada, deve modificá-la. Autores futuristas, como Alvin Toffler, defendem que o modelo de Escola que se encontra instituído na maior parte dos sistemas educativos, deve ser simplesmente substituído porque não educa para o futuro, mas para o passado e não tem em conta muitas das necessidades do presente. No entanto, as grandes reformas são muitas vezes lentas e são alvo de inúmeras resistências, pelo que é urgente atuar.

Ribeiro, E. et al. (2010). A tutoria em contexto de ensino não superior: proposta de  acompanhamento socioeducativo em equipa multidisciplinar. Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde. Instituto Politécnico de Viseu. pp. 161-171

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