Relações inter-pessoais

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Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico está em vigor. No entanto, ainda tenho algumas dificuldades em cumprir todos os preceitos. A partir de 17 de Abril, vou tentar escrever de forma adequada às novas regras. Vou tentar!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Perfil do professor tutor


A adoção de planos tutoriais como forma de resolver alguns problemas de aprendizagem ou de adaptação de alguns alunos deve ser objeto de uma cuidada planificação. Um dos aspetos fundamentais para o sucesso destes planos é a seleção dos professores tutores. A legislação identifica requisitos gerais para o exercício da função deixando às escolas alguma autonomia na definição do perfil de professor tutor. Mesmo sabendo que a atividade docente se desenvolve tendo em conta a dimensão profissional, social e ética, nem todos os professores têm a mesma probabilidade de eficácia numa ação tutorial. Os professores também têm características próprias que os distinguem. Da mesma forma que nem todos possuem o perfil adequado para ser coordenadores de outras estruturas de supervisão e coordenação pedagógicas ou para o exercício de funções de gestão, também a função de tutor requer qualidades profissionais e pessoais específicas.
Para Azevedo e Nascimento (2007), o professor tutor é “alguém que é capaz de potenciar o projeto e sentido de vida daquele que acolhe, contribuindo para que todas as suas potencialidades sejam despertas e estimuladas” (p. 100).  Os mesmos autores, citando Rosinski, referem que é importante o “genuíno desejo de ajudar as pessoas a gerarem os seu potencial” (p. 101), bem como “uma paixão para ajudar as pessoas a crescerem e a serem mais bem sucedidas” (idem). Rosinski refere ainda a importância de escutar sem julgar, ou dito de outra forma a capacidade de falar com, em vez de falar para.
Como se consegue ter um perfil adequado à função de tutor? Antes de mais são necessárias algumas características pessoais como sejam a capacidade de diálogo, o altruísmo, a capacidade de compreender diferentes pontos de vista,… A formação na área da supervisão e coordenação pedagógica poderá ser um bom contributo para  organização e implementação dos planos de tutoria.

Azevedo, N. e Nascimento, A. (2007). Modelo de tutoria: Construção dialógica de sentido(s). Interações, n.º. 7, pp. 97-115.

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