Relações inter-pessoais

Relações inter-pessoais

Novo Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico está em vigor. No entanto, ainda tenho algumas dificuldades em cumprir todos os preceitos. A partir de 17 de Abril, vou tentar escrever de forma adequada às novas regras. Vou tentar!!

sábado, 25 de junho de 2011

O conflito na sociedade actual - breve reflexão pessoal

De acordo com inúmeros autores, o conflito entre pessoas é natural porque cada sujeito possui características próprias, modos de pensar distintos. Porém, este conflito em estado latente deve ser resolvido de forma pacífica, sem recurso à violência, à agressão. Sabemos que nem sempre a sociedade actual não funciona assim. Os conflitos militares, o terrorismo, o tráfico de pessoas,… são maus exemplos. A comunicação social e o cinema são também incentivadores de violência. A influência que estes meios exercem na população, em geral, e na população jovem, em particular, não são desprezíveis e a par dos jogos para PC, Gameboy, Playstation,… dão uma imagem de que a violência gratuita não tem consequências.
O conflito escolar é também frequente porque na escola há diversos interesses, diversas opiniões. A escola na sua função educadora deve abordar o conflito de forma natural. Deve aceitá-lo, saber as suas causas, como e quando pode surgir e deve incutir nos alunos uma forma pacífica de o resolver. As estratégias devem ser consistentes e espelhar a dinâmica democrática da escola, em que os direitos de todos são respeitados. Uma escola que viva a democracia e a cidadania contribuirá para a educação para a PAZ.
A prevenção deve prevalecer sobre a remediação. As abordagens sistémicas são, para mim, as que podem apresentar melhores resultados. Todavia, para os conflitos de maior dimensão, a escola deve adoptar estratégias rápidas e eficazes de forma a minorar as suas consequências. Os gabinetes de gestão de conflitos podem ser necessários em muitas escolas, tal o número de ocorrências. A mediação é também uma estratégia que apresenta bons resultados se for correctamente planeada e acompanhada. Esta mediação pode ser com a intervenção de adultos ou jovens. Os alunos se bem orientados, se receberem formação e se forem acompanhados ao longo do processo podem ser muito eficazes, uma vez que serão aceites pelos colegas. Há grandes vantagens para os mediadores que desenvolvem a capacidade de mediação.
Por vezes, surgem nas escolas conflitos mal resolvidos. Estes conflitos são espremidos pela comunicação social, sem nenhum ou pouco cuidado, em saber as causas, em ir mais além. Passa-se uma imagem, muitas vezes destorcida da realidade, procurando culpados, sendo, frequentemente, apontadas culpas à escola e aos professores.  Nestas situações, o discurso opinático dos media explora as imagens de forma pouco moral e pouco ética.
Em suma, sendo o conflito natural, é imprescindível que a escola o encare de forma positiva, que aprenda a resolvê-lo, apelando ao espírito democrático, ao respeito pelos direitos de todo e cada um dos seus actores. No entanto, para que a espiral de violência na sociedade tenha um fim, seria importante que a nível mundial houvesse menos exemplos de violência e que TODOS quisessem uma cultura de paz e de convivência.

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